Sunday, August 13, 2006

Leituras

Fim-de-semana divertido e tranqüilo, que bom, eu precisava mesmo de um assim. Estou relendo algumas coisas e hoje nós aqui de casa compramos dois livros, os dois me interessam bastante. Um é uma coletânea de 64 contos de Rubem Fonseca. O outro é chamado A Casa das Belas Adormecidas, de um autor japonês ganhador do Nobel de literatura, Yasunari Kawabata.


Trecho do conto A Hístória do Indeciso, do livro O Castelo dos Destinos Cruzados, que eu reli recentemente, do genial Italo Calvino:

Tremor de mãos, encanecimento precoce eram traços bem leves de quanto o nosso desventurado comensal havia passado: numa mesma noite havia sido esmiuçado (espadas) em seus elementos primários, passara através das crateras de vulcões (copas) por todas as eras da terra, arriscara ficar prisioneiro na imobilidade definitiva dos cristais (ouros), retornara à vida na lancinante floração do bosque (paus), até retomar sua forma e identidade humana na sela do Cavaleiro de Ouros.

Mas será de fato ele e não antes um sósia que, mal se viu restituído a si mesmo, se põe a avançar pelo bosque?

- Quem és?
- Sou o homem que devia esposar a jovem que não havias escolhido, que devia seguir pelo outro caminho da encruzilhada, dessedentar-se no outro poço. Por não teres escolhido, impedistes minha escolha.
- Para onde segues?
- Para outra hospedaria diferente daquela que encontrarás.
- E onde te encontrarei?
- Enforcado noutra forca que não naquela em que serás enforcado. Adeus.

1 Comments:

At 27/8/06 13:04, Anonymous Anonymous said...

um livro de Yakissoba Yakimesh?

 

Post a Comment

<< Home