Wednesday, October 28, 2015


Hoje participei de uma excursão feita por uma organização chamada Breaking The Silence, composta por ativistas que serviram como soldados na ocupação militar do território palestino. Fomos a uma região ao Sul de Hebron, onde tem sido criados ou expandidos assentamentos israelenses na vizinhança de diversas vilas palestinas.
A grande maioria dos moradores dessas vilas são agricultores e/ou pastores descendentes dos beduínos e, portanto, são dependentes do uso que fazem do solo.
Porém, por causa do avanço dos assentamentos israelenses na área, entre eles alguns dos mais agressivos de toda a Cisjordânia, esse uso tem sido sistematicamente negado.
A vila onde esta foto foi tirada chama-se Susya. Ao longo dos últimos 30 anos já foi destruída seis vezes pelo exército israelense, sob o pretexto de que a presença dos moradores constitui uma ameaça para os israelenses vizinhos. Apesar dos despejos e das demolições, e com apoio de diversas organizações locais e internacionais, Susya (re)existe.
O poço da foto foi alvo de uma ordem de demolição emitida pelo exército de Israel. Para cumprir a ordem, os soldados vieram e colocaram a carcaça de um carro dentro do poço. Por causa da contaminação pela ferrugem e outros materiais, a vila perdeu o poço e agora depende de tanques de água que são enchidos em poços mais distantes e trazidos por caminhões, a um custo evidentemente muito alto pros moradores.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home